Pressão urbana em áreas de florestas: história e conflitos políticos da proteção ambiental Report as inadecuate




Pressão urbana em áreas de florestas: história e conflitos políticos da proteção ambiental - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Benedito Oscar Correia ;MercatorRevista de Geografia da UFC 2009, 8 16

Author: Neli Aparecida de Mello-Théry

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620619004


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Mello-Théry, Neli Aparecida de; Correia, Benedito Oscar PRESSÃO URBANA EM ÁREAS DE FLORESTAS: história e conflitos políticos da proteção ambiental Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
8, núm.
16, 2009, pp.
33-44 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620619004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.4215-RM2009.0816.0003 PRESSÃO URBANA EM ÁREAS DE FLORESTAS: história e conflitos políticos da proteção ambiental Profa.
Dra.
Neli Aparecida de Mello-Théry Instituto de Estudos Avançados, Programas de Pós graduação em Geografia Humana e Ciência Ambiental Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo Av.
Arlindo Béttio, 1000.
Ermelino Matarazzo.
03828-000 – São Paulo – SP, Brasil Tel: (11) 3091-1027 - namello@usp.br Msc.
Benedito Oscar Correia oscarcorreiab@bol.com.br RESUMO O objetivo deste artigo é analisar como o processo de urbanização na cidade de São Paulo resultou em pressão sobre as florestas urbanas, tomando-se o Parque da Serra da Cantareira e a APA Capivari-Monos como objetos do estudo de caso.
As duas unidades de conservação foram escolhidas por serem núcleos da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV), atualmente um dos instrumentos da política ambiental.
No processo histórico de substituição das florestas por outros usos do solo, apontam-se as fragilidades que estas regiões possuem e também a sua importância para a preservação de espécies da flora e da fauna.
Constituíram literatura básica e marcos da análise, os documentos de cria...





Related documents