A paisagem urbana numa abordagem cultural da geografia: percepções e vivencias na cidade de sobral -ce Report as inadecuate




A paisagem urbana numa abordagem cultural da geografia: percepções e vivencias na cidade de sobral -ce - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

MercatorRevista de Geografia da UFC 2009, 8 17

Author: Márcio Luís Alves Paiva

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620611018


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Alves Paiva, Márcio Luís A PAISAGEM URBANA NUMA ABORDAGEM CULTURAL DA GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES E VIVENCIAS NA CIDADE DE SOBRAL -CE Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
8, núm.
17, septiembre-diciembre, 2009, p.
222 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620611018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 222 A PAISAGEM URBANA NUMA ABORDAGEM CULTURAL DA GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES E VIVENCIAS NA CIDADE DE SOBRAL –CE Msc.
Márcio Luís Alves Paiva Mestrado em Geografia-UFC marcioluis75@gmail.com A cidade revela a presença de uma infinidade de paisagens, percebidas e vividas de modos distintos por seus habitantes. Partindo desse pressuposto, a pesquisa geográfica que se segue visa analisar diferentes formas de representação da paisagem urbana.
Como área espacial de investigação, prestamos análises centradas na Cidade de Sobral, localizada na porção Noroeste do Estado do Ceará.
Perpassando pelos fatos que levaram a constituição de sua Paisagem (do Século XVIII até o final do Século XX), Sobral é assim analisada inicialmente por uma perspectiva geo-histórica, que assinala o caráter singular de sua formação urbana dentro do contexto espacial sertanejo.
Posteriormente discute-se a sua condição de “cidade imaginada”, pensada por determinados grupos sociais que oportunizaram a revelação de suas paisagens como suporte a (re)criação e a transmissão de imagens da cidade vinculadas aos aspectos da tradição e de modernidade, simultaneamente.
Metodologicamente falando, o trabalho compreende a utilização de uma express...





Related documents