A cidade de mossoró, rio grande do norte: processo de formação e produção do espaço urbano Report as inadecuate




A cidade de mossoró, rio grande do norte: processo de formação e produção do espaço urbano - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

MercatorRevista de Geografia da UFC 2009, 8 17

Author: Camila Dutra dos Santos

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620611008


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Dutra dos Santos, Camila A CIDADE DE MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE: processo de formação e produção do espaço urbano Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
8, núm.
17, septiembre-diciembre, 2009, pp.
97-108 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620611008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.4215-RM2009.0817.0007 A CIDADE DE MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE: processo de formação e produção do espaço urbano Camila Dutra dos Santos Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG, Universidade Estadual do Ceará Av.
Paranjana, 1700 - Campus do Itaperi - CEP: 60.020-180 Fortaleza-CE, Brasil Tel.: (55 85) 3101.9611 - camilageo@hotmail.com RESUMO Os sucessivos reajustamentos sociais e econômicos na região Nordeste serviram para consolidar algumas formas e funções urbanas, reorganizando o espaço das cidades sertanejas.
Este artigo objetiva tecer algumas considerações a respeito do processo de produção do espaço urbano de Mossoró, analisando também a sua atual dinâmica urbana, cuja reprodução, guardando as devidas proporções, não foge da complexidade presente na rede urbana nordestina.
A circulação de novos agentes e de mercadorias associadas às três principais atividades econômicas de Mossoró – sal, petróleo e fruticultura – resultou em maior demanda de consumo, refletindo-se, conseqüentemente, na urbanização e na economia dessa cidade.
A cidade de Mossoró vem se destacando como centro urbano polarizador, com característica marcante de uma diversificação tanto de serviços, quanto de produção de ins...





Related documents