O pensamento geográfico na obra macunaíma: -o herói sem nenhum caráter- Report as inadecuate




O pensamento geográfico na obra macunaíma: -o herói sem nenhum caráter- - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Giuliano Coutinho ;MercatorRevista de Geografia da UFC 2009, 8 17

Author: Antônio Carlos Vitte

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620611004


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Vitte, Antônio Carlos; Coutinho, Giuliano O PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA OBRA MACUNAÍMA: -o herói sem nenhum caráter- Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
8, núm.
17, septiembre-diciembre, 2009, pp.
33-54 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620611004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.4215-RM2009.0817.0003 O PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA OBRA MACUNAÍMA: “o herói sem nenhum caráter” Prof.
Dr.
Antônio Carlos Vitte Bolsista Produtividade CNPq Programas de Pós graduação em Geografia UNICAMP IG-Unicamp.
CP 6152, CEP 13083-970 – Campinas – SP, Brasil Tel: (55 19) 3521.4653 - vitte@uol.com.br Giuliano Coutinho giulianocoutinho@yahoo.com.br RESUMO O presente trabalho examina o pensamento geográfico na obra Macunaíma de Mário de Andrade.
A premissa é que o espaço geográfico enquanto representação de uma sociedade em uma determinada época pode congregar as discussões sobre a nacionalidade e a construção de uma nação.
Macunaíma representa uma proposta de nação, cujos fundamentos estão erigidos na cultura e na natureza do Brasil.
A tese em Macunaíma para o desenvolvimento do Brasil fundamenta-se em um projeto des-geografização, ou seja, era necessário o rompimento dos arquipélagos regionais, que representavam um entrave para a construção da nação.
Em Mário de Andrade, o território surge como produto da relação e da mediação entre a cultura e a natureza, relação necessária para o desenvolvimento do Brasil. Palavras-chaves: Pensamento Geográfico; Macunaíma; Arquipélagos Regionais; C...





Related documents