Pensar, fazer ciência e desafios da pesquisa em climatologia geográfica no centro-oeste Report as inadecuate




Pensar, fazer ciência e desafios da pesquisa em climatologia geográfica no centro-oeste - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

MercatorRevista de Geografia da UFC 2010, 9 1

Author: Charlei Aparecido da Silva

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620609004


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Aparecido da Silva, Charlei PENSAR, FAZER CIÊNCIA E DESAFIOS DA PESQUISA EM CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA NO CENTRO-OESTE Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
9, núm.
1, diciembre, 2010, pp.
39-51 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620609004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.4215-RM2010.0901.
0003 PENSAR, FAZER CIÊNCIA E DESAFIOS DA PESQUISA EM CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA NO CENTRO-OESTE Prof.
Dr.
Charlei Aparecido da Silva Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD Cidade Universitária - Caixa Postal 533 - CEP 79804-970 Dourados (MS), Brasil Tel.: ( 55 67) 34113822 - charleisilva@ufgd.edu.br RESUMO Os postulados newtoniano-mecanicista-cartesiano ao fragmentar o mundo permitiram a estruturação e a validação do método, todavia, ao mesmo tempo e paradoxalmente, levaram-nos a desconsiderar o que havia de mais rico, as conexões, as inter-relações e a interdependência entre os fenômenos.
No campo da Climatologia Geográfica a proposição do paradigma rítmico coincide com o surgimento de teorias, conceitos e técnicas de análise cujas bases fundamentam-se na contraposição da fragmentação da analise científica e na busca de possibilidades que permitam entender o clima e o tempo por meio de seus processos de interação e interdependência.
Os fundamentos da concepção sistêmica existentes na Climatologia Geográfica fazem nos crer que a compreensão das alterações climáticas nas mais diversas escalas só podem ser explicadas a partir do estudo dos processos gêneses do clima e do tempo e, nesse context...





Related documents