A cidade um espaço de desencontros entre a evolução do conhecimento e a qualidade de vida dos seres humanos Report as inadecuate




A cidade um espaço de desencontros entre a evolução do conhecimento e a qualidade de vida dos seres humanos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

MercatorRevista de Geografia da UFC 2010, 9 1

Author: Ana Monteiro

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620609002


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Monteiro, Ana A CIDADE um espaço de (des)encontros entre a evolução do conhecimento e a qualidade de vida dos seres humanos Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
9, núm.
1, diciembre, 2010, pp.
7-23 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620609002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.4215-RM2010.0901.
0001 A CIDADE um espaço de (des)encontros entre a evolução do conhecimento e a qualidade de vida dos seres humanos Profª.
Drª.
Ana Monteiro Departamento de Geografia, Universidade do Porto Via Panorâmica s-nº, CEP: 4150-564 Porto, Portugal Tel.: ( 351) 919698402 - anamonteirosousa@gmail.com RESUMO A ascensão e queda do modelo urbano depende, como desde sempre aconteceu ao longo da história, da sua sustentabilidade.
A cidade facilita, para o bem e para o mal, a difusão por contágio.
Até agora assistimos a descuidos na forma, na dimensão e na vocação que podem ser letais para os seres vivos.
O enfoque não deve ser portanto, dirigido para o conceito-cidade mas para o modo como ele tem vindo a ser implementado.
A climatologia em particular e a geografia em geral podem dar, com a sua interpretação sistémica da realidade, um contributo imprescindível tanto para evitar rupturas irreversíveis no suporte biogeofísico, como para ajudar a convencer os cidadãos a recriarem outro padrão de qualidade de vida e bem estar.O aproveitamento inteligente dos exemplos catastróficos gerados por algumas manifestações de mudança climática e pela variabilidade intrínseca ao sistema climático pode ser um estímulo insubs...





Related documents