A modernização da atividade mandioqueira e uso atual do território do agreste potiguar Report as inadecuate




A modernização da atividade mandioqueira e uso atual do território do agreste potiguar - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

MercatorRevista de Geografia da UFC 2010, 9 20

Author: Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273619430008


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Oliveira Salvador, Diego Salomão Candido de A MODERNIZAÇÃO DA ATIVIDADE MANDIOQUEIRA E USO ATUAL DO TERRITÓRIO DO AGRESTE POTIGUAR Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
9, núm.
20, septiembre-diciembre, 2010, pp.
93-117 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273619430008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.4215-RM2010.0920.
0007 A MODERNIZAÇÃO DA ATIVIDADE MANDIOQUEIRA E USO ATUAL DO TERRITÓRIO DO AGRESTE POTIGUAR Prof.
Msc.
Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó Rua Joaquim Gregório, Penedo - CEP: 59300-000 - Caico (RN), Brasil Tel.: ( 55 84) 3421 4870 - diegosalomao84@hotmail.com RESUMO A mandioca foi, até a década de 1980, no Agreste Potiguar, uma planta cultivada predominantemente para a subsistência dos trabalhadores rurais.
A partir da década citada, a referida atividade começa a ser modernizada, o que ocasiona mudanças técnicas, nas relações de trabalho e no uso do território.
Assim sendo, objetivamos, no presente trabalho, analisar as mudanças nas técnicas e nas relações de trabalho que vêm sendo implementadas com o processo de modernização da atividade mandioqueira no Agreste Potiguar, bem como compreender a função dessa atividade no uso atual do território do Agreste Potiguar.
Para atingir tais objetivos, realizamos pesquisa bibliográfica, acerca dos conceitos e temas que permeiam as discussões do trabalho, e pesquisa empírica, entrevistando produtores de mandioca e proprietários de casas ou...





Related documents