Análise de sistemas ambientais aplicada ao planejamento: estudo em macro e mesoescala na região da bacia hidrográfi ca do rio apodi-mossoró, rn-brasil Report as inadecuate




Análise de sistemas ambientais aplicada ao planejamento: estudo em macro e mesoescala na região da bacia hidrográfi ca do rio apodi-mossoró, rn-brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

MercatorRevista de Geografia da UFC 2011, 10 23

Author: Rodrigo Guimarães de Carvalho

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273621468019


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Guimarães de Carvalho, Rodrigo ANÁLISE DE SISTEMAS AMBIENTAIS APLICADA AO PLANEJAMENTO: Estudo em macro e mesoescala na região da bacia hidrográfi ca do rio Apodi-Mossoró, RN-Brasil Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
10, núm.
23, septiembre-diciembre, 2011, p.
241 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273621468019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto www.mercator.ufc.br DOI: 10.4215-RM2011.1023.
0018 TESES E DISSERTAÇÕES ANÁLISE DE SISTEMAS AMBIENTAIS APLICADA AO PLANEJAMENTO: Estudo em macro e mesoescala na região da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, RN-Brasil Prof.
Dr.
Rodrigo Guimarães de Carvalho Programa Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Cesrá rodrigo.ufc@gmail.com Esta tese teve como objetivo principal analisar os sistemas ambientais da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, em macro e mesoescalas, como forma de subsidiar o planejamento ambiental.
Sabe-se que a escala sob a qual são desenvolvidos estudos ambientais integrados delineia o alcance e o aprofundamento dos resultados, repercutindo de forma direta no processo de planejamento ambiental que poderá ser adotado.
A abordagem em macroescala (1: 250.000) foi direcionada ao estudo da região da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (BHRAM), uma área em torno de 15.500 km2.
Já a abordagem em mesoescala (1:40.000), incidiu sobre o município de Grossos, posicionado no baixo curso da BHRAM, com uma área de 126 km2.
Os procedimentos metodológicos tiveram como eixo norteador a abordagem sistêmica.
Entre as etapas mais imp...





Related documents