Uso de dados climáticos para análise espacial de risco de incêndio florestal Reportar como inadecuado




Uso de dados climáticos para análise espacial de risco de incêndio florestal - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ranyére Silva Nóbrega ;MercatorRevista de Geografia da UFC 2011, 10 22

Autor: Keyla Manuela Alencar da Silva Alves

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273619427014


Introducción



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Alencar da Silva Alves, Keyla Manuela; Silva Nóbrega, Ranyére USO DE DADOS CLIMÁTICOS PARA ANÁLISE ESPACIAL DE RISCO DE INCÊNDIO FLORESTAL Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
10, núm.
22, mayo-agosto, 2011, pp.
209-219 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273619427014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto www.mercator.ufc.br DOI: 10.4215-RM2011.1022.0013 USO DE DADOS CLIMÁTICOS PARA ANÁLISE ESPACIAL DE RISCO DE INCÊNDIO FLORESTAL climatic data use for spatial analysis of forest fire risk Keyla Manuela Alencar da Silva Alves Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia UFPE Av.
Prof.
Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, CEP: 50670-901, Recife (PE) - Brasil | Tél.: ( 55 81) 2126.8000 - keyla.alencar@yahoo.com Prof.
Dr.
Ranyére Silva Nóbrega Programa de Pós-graduação em Geografia-UFPE ranyere.nobrega@ufpe.br Resumo O presente artigo tem como objetivo propor uma analise espacial do risco de incêndio florestal através da analise de dados climáticos (precipitação e umidade) em SIG, e aplicação dos mesmos no índice Monte Alegre, desenvolvido no Brasil, o índice possui uma metodologia que diminui o risco à medida que ocorre precipitação, sendo o volume de chuva em mm considerado para mudança de faixa de perigo.
A área escolhida para o estudo é o Parque Nacional do Catimbau, única unidade de conservação nacional continental do estado de Pernambuco.
O mesmo encontra-se inserido nos municípios de Buíque, Tupanatinga e Ibimirim. Os resultados obtidos a partir do índice Monte Alegre foram expo...





Documentos relacionados