O processo de gestão da marca -vinho do porto-: relevância da marca-país e dos aglomerados produtivos Reportar como inadecuado




O processo de gestão da marca -vinho do porto-: relevância da marca-país e dos aglomerados produtivos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Luís Moretto Neto ; Valentina Gomes Haensel Schmitt ;Revista de Ciências da Administração 2008, 10 20

Autor: Caio Miralles de Araújo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273520283009


Introducción



Revista de Ciências da Administração ISSN: 1516-3865 rca.cse@contato.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Miralles de Araújo, Caio; Moretto Neto, Luís; Gomes Haensel Schmitt, Valentina O PROCESSO DE GESTÃO DA MARCA -VINHO DO PORTO-: RELEVÂNCIA DA MARCA-PAÍS E DOS AGLOMERADOS PRODUTIVOS Revista de Ciências da Administração, vol.
10, núm.
20, enero-abril, 2008, pp.
182-194 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273520283009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O PROCESSO DE GESTÃO DA MARCA “VINHO DO PORTO”: RELEVÂNCIA DA MARCA-PAÍS E DOS AGLOMERADOS PRODUTIVOS Caio Miralles de Araújo1 Luís Moretto Neto2 Valentina Gomes Haensel Schmitt3 Resumo No mundo dos negócios é incontestável o valor das marcas, relacionando-se muito estreitamente com os objetivos organizacionais e implementação de estratégias de negócio.
Este artigo tem como objetivo analisar características inerentes à gestão da marca “Vinho do Porto”, destacando a perspectiva da “marca-país” e relevância da gestão desta como vantagem competitiva, para o produto e país de modo geral.
A coleta de dados baseou-se na observação - durante período de vivência em Portugal por um dos autores -, informações levantadas em institutos relacionados ao Vinho do Porto, empresas comerciantes, e obras publicadas sobre o Vinho.
A análise baseou-se em referencial relacionado à gestão de marcas, publicidade, posicionamento e clusters.
Destacam-se os esforços das empresas na divulgação da marca no mercado global, institutos envolvidos e até mesmo do governo, por se tratar de um produto não só gerador de muitos empregos diretos e ind...





Documentos relacionados