Um estudo sobre a organização e o desenvolvimento do processo orçamentário em empresas de tecnologia de florianópolis Reportar como inadecuado




Um estudo sobre a organização e o desenvolvimento do processo orçamentário em empresas de tecnologia de florianópolis - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Alexandre Marino Costa ; Gilberto de Oliveira Moritz ;Revista de Ciências da Administração 2008, 10 21

Autor: Francielle Koerich Simas

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273520258009


Introducción



Revista de Ciências da Administração ISSN: 1516-3865 rca.cse@contato.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Koerich Simas, Francielle; Marino Costa, Alexandre; Oliveira Moritz, Gilberto de UM ESTUDO SOBRE A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE FLORIANÓPOLIS Revista de Ciências da Administração, vol.
10, núm.
21, mayo-agosto, 2008, pp.
197-219 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273520258009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto UM ESTUDO SOBRE A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE FLORIANÓPOLIS Francielle Koerich Simas1 Alexandre Marino Costa2 Gilberto de Oliveira Moritz3 Resumo O sistema orçamentário é uma ferramenta administrativa que facilita a integração das atividades através do planejamento e do controle das diversas áreas da organização. Este artigo objetiva identificar a estrutura e os principais métodos utilizados para a elaboração dos orçamentos nas empresas de tecnologia de Florianópolis.
A investigação foi realizada através de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e quantitativa.
Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas fechadas dirigidas a uma população composta por 24 empresas do ramo de tecnologia, de Florianópolis, cadastradas pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC.
Observou-se que a maioria das empresas ainda não apresenta a estrutura de sistema orçamentário sistematizada, na qual são projetadas todas as peças orçamentárias pertencentes aos processos organizacionais.
Pode-se destacar també...





Documentos relacionados