A governança corporativa e a teoria da agência em consonância com a controladoria Reportar como inadecuado




A governança corporativa e a teoria da agência em consonância com a controladoria - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sergio Rossi Madruga ; Ney Izaguirry de Freitas Junior ;Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria 2008, 1 1

Autor: Giovana Silva de Arruda

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273420272005


Introducción



Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria E-ISSN: 1983-4659 rea@smail.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Silva de Arruda, Giovana; Rossi Madruga, Sergio; Izaguirry de Freitas Junior, Ney A governança corporativa e a teoria da agência em consonância com a controladoria Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, vol.
1, núm.
1, enero-abril, 2008, pp.
71-84 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273420272005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A governança corporativa e a teoria da agência em consonância com a controladoria A corporate governance and theory of agency in compliance with controlling Giovana Silva de Arruda1 Sergio Rossi Madruga2 Ney Izaguirry de Freitas Junior3 Resumo A estrutura de controle e de gestão das firmas tem sido alterada juntamente com as mudanças que vêm ocorrendo na economia.
Empresas que antes estavam nas mãos do proprietário, que além das ações também detinha a administração da empresa, agora se deparam com a separação das funções de proprietário e de administrador.
A partir do momento em que aparecem dois papéis dentro da firma, emergem alguns problemas, entre os quais se pode citar a adequação das decisões tomadas pelo administrador com as necessidades do acionista, problema este que é estudado pela Teoria da Agência.
O papel da Governança Corporativa é monitorar as relações existentes entre a administração e os acionistas (majoritários e minoritários) e tentar minimizar as discrepâncias existentes entre eles.
Neste contexto, ganha evidência a Controladoria, que tem por objetivo apoiar a avaliação de desempenho d...





Documentos relacionados