Os mecanismos de sincronização em alianças estratégicas Reportar como inadecuado




Os mecanismos de sincronização em alianças estratégicas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Walter Bataglia ;Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria 2015, 8 4

Autor: Tânia Regina Gofredo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273444977008


Introducción



Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria E-ISSN: 1983-4659 rea@smail.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Gofredo, Tânia Regina; Bataglia, Walter OS MECANISMOS DE SINCRONIZAÇÃO EM ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, vol.
8, núm.
4, octubre-diciembre, 2015, pp.
633-649 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273444977008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.5902-1983465911111110648 OS MECANISMOS DE SINCRONIZAÇÃO EM ALIANÇAS ESTRATÉGICAS THE MECHANISMS OF SYNCHRONIZATION IN STRATEGIC ALLIANCES Data de submissão: 10-09-2013 Aceite: 14-12-2014 Tânia Regina Gofredo1 Walter Bataglia2 RESUMO Setores caracterizados pela distribuição do conhecimento entre seus atores têm adotado a estrutura de governança baseada em alianças estratégicas contratuais para uma série de atividades organizacionais, tais como pesquisa e desenvolvimento, manufatura, comercialização, distribuição e fornecimento. Se, de um lado, as alianças são fundamentais para o bom desempenho desses setores, de outro, a taxa de fracasso dessas alianças é de 50%, pois a sua gestão, por demandar esforços de integração das atividades desenvolvidas conjuntamente por parceiros autônomos, ainda é um grande desafio, com impacto em custos de coordenação.
Nesse sentido, com este artigo, por meio de uma pesquisa qualitativa e de um estudo exploratório de caso, buscou-se mostrar a importância que os mecanismos de sincronização e os seus principais microfundamentos − os indivíduos, os processos e as estruturas − exercem sobre a boa gestão das alianças estratégi...





Documentos relacionados