O uso da onicoabrasão como método de auxílio na obtenção de amostras para o diagnóstico da onicomicose Reportar como inadecuado




O uso da onicoabrasão como método de auxílio na obtenção de amostras para o diagnóstico da onicomicose - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Nilton Di Chiacchio ; Gabriel Ângelo de Araújo Sampaio ; Natássia Pinheiro de Lavor Queiroz ;Surgical & Cosmetic Dermatology 2014, 6 1

Autor: Ana Flávia Nogueira Saliba

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=265530997004


Introducción



Surgical & Cosmetic Dermatology ISSN: 1984-5510 revista@sbd.org.br Sociedade Brasileira de Dermatologia Brasil Nogueira Saliba, Ana Flávia; Di Chiacchio, Nilton; de Araújo Sampaio, Gabriel Ângelo; Pinheiro de Lavor Queiroz, Natássia O uso da onicoabrasão como método de auxílio na obtenção de amostras para o diagnóstico da onicomicose Surgical & Cosmetic Dermatology, vol.
6, núm.
1, 2014, pp.
57-63 Sociedade Brasileira de Dermatologia Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=265530997004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 57 O uso da onicoabrasão como método de auxílio na obtenção de amostras para o diagnóstico da onicomicose The use of nail abrasion as an auxiliary method to obtain samples for the diagnosis of onychomycosis Artigo Original Autores: Ana Flávia Nogueira Saliba1 Nilton Di Chiacchio2 Gabriel Ângelo de Araújo Sampaio3 Natássia Pinheiro de Lavor Queiroz4 RESUMO Introdução: A onicomicose é infecção fúngica das unhas, correspondendo a cerca de 50% das onicopatias.
Os exames mais utilizados para diagnóstico são a microscopia direta e a cultura fúngica.
A coleta das amostras é a fase mais crítica de seu diagnóstico.
Normalmente, por desconhecimento ou dificuldade técnica, as amostras são coletadas da parte mais distal da unha, em que a viabilidade fúngica é baixa. Objetivo: Avaliar o uso da onicoabrasão como método auxiliar na coleta de material para o diagnóstico de onicomicose, comparando com os resultados obtidos por meio da coleta tradicional. Métodos: Trinta pacientes com suspeita clínica de onicomicose nos pés tiveram amostras da unha coletadas de duas formas diferentes para exame.
Inicialmente, a coleta foi feita da forma tradicional (parte d...





Documentos relacionados