A controladoria e o capital intelectual: um estudo empírico sobre sua gestão Reportar como inadecuado




A controladoria e o capital intelectual: um estudo empírico sobre sua gestão - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Contabilidade & FinançasUSP 2006, 17 41

Autor: Maria Thereza Pompa Antunes

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Contabilidade & Finanças - USP ISSN: 1519-7077 recont@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Pompa Antunes, Maria Thereza A controladoria e o capital intelectual: um estudo empírico sobre sua gestão Revista Contabilidade & Finanças - USP, vol.
17, núm.
41, mayo-agosto, 2006, pp.
21-37 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=257119532003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A CONTROLADORIA E O CAPITAL INTELECTUAL: UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE SUA GESTÃO A CONTROLADORIA E O CAPITAL INTELECTUAL: UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE SUA GESTÃO* THE CONTROLLERSHIP AND THE INTELLECTUAL CAPITAL: AN EMPIRICAL STUDY ON ITS MANAGEMENT MARIA THEREZA POMPA ANTUNES Professora Doutora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP E-mail: mariathereza@mackenzie.com.br RESUMO ABSTRACT Este estudo objetivou investigar a adequação do Sistema de Informações Contábeis Gerenciais de grandes empresas brasileiras à gestão do Capital Intelectual.
Assumiu-se a Controladoria como a área na empresa mais adequada para identificar, avaliar e mensurar esses elementos e para disponibilizar as informações necessárias à gestão das empresas no atingimento de sua missão.
A pesquisa do tipo exploratória está baseada em uma amostra composta por 30 gestores de grandes empresas brasileiras.
A análise dos dados, tratados por meio do método qualitativo (Análise de Conteúdo), permitiu verificar que a grande maioria dos gestores realiza investimentos em elementos do Capital Intelectual e que atribuíram indicadores para avaliar esses investimentos, mas não de forma integr...





Documentos relacionados