O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de física Reportar como inadecuado




O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de física - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Isabel Martins ;Ciência & Educação Bauru 2007, 13 3

Autor: Ruth Marina Lemos Ribeiro

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência & Educação (Bauru) ISSN: 1516-7313 revista@fc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Lemos Ribeiro, Ruth Marina; Martins, Isabel O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de Física Ciência & Educação (Bauru), vol.
13, núm.
3, diciembre, 2007, pp.
293-309 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=251019507002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O POTENCIAL DAS NARRATIVAS COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA* Narratives potential as a resource to Science teaching: an analysis of Physics textbooks Ruth Marina Lemos Ribeiro1 Isabel Martins2 Resumo: Neste artigo discutimos o potencial das narrativas no ensino de Ciências, por meio da análise de quatro versões da história de Arquimedes e a coroa do Rei Hierão, publicadas em livros didáticos de Física.
Nossas análises consideraram uma visão ampliada da narrativa como elemento estruturador do pensamento e disseminador da cultura cientifica.
Com base em um modelo de análise adaptado da Sociolingüística, discutimos a estrutura e a função de elementos constitutivos do gênero narrativo, estabelecendo como estes elementos permitem a contextualização necessária à interpretação da história para fins didáticos.
Mediante as análises, argumentamos que as narrativas podem desempenhar importante papel na construção de imagens sobre a ciência e sobre a atividade científica. Neste trabalho, mostramos como estruturas específicas da narrativa cumprem a função de esclarecer e organizar idéias, e como tal organizaçã...





Documentos relacionados