Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item Reportar como inadecuado




Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lori Viali ; João Feliz Duarte de Moraes ;Ciência & Educação Bauru 2012, 18 1

Autor: Claudia Turik

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência & Educação (Bauru) ISSN: 1516-7313 revista@fc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Turik, Claudia; Viali, Lori; Duarte de Moraes, João Feliz Análise de atitudes de alunos universitários em relação à estatística por meio da teoria de resposta ao item Ciência & Educação (Bauru), vol.
18, núm.
1, 2012, pp.
231-243 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=251022206014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ANÁLISE DE ATITUDES DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA POR MEIO DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM Analysis of attitudes of university students in relation to statistics through the Theory of Response to item Claudia Turik1 Š Lori Viali2 Š João Feliz Duarte de Moraes3 Resumo: O presente estudo faz uma análise das respostas fornecidas por uma amostra de 360 graduandos à Escala de Atitudes em relação à Estatística (EAE).
Para tanto, o ajuste do Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item foi efetuado no software PARSCALE.
A escala apresentou parâmetros de discriminação dos itens (ai) indo de moderado a alto.
Os parâmetros de dificuldade dos itens (bi) mostraram que a proposição de mais fácil concordância por parte dos alunos foi referente à tensão sentida, pelos mesmos, durante as aulas de estatística.
As variáveis que mostraram influenciar no nível de atitudes foram: área de estudo, autopercepção de desempenho na disciplina e reconhecimento da aplicabilidade da estatística.
Esses resultados sugerem que sejam adotadas estratégias para desenvolvimento de um ambiente de ensino-aprendizado estimulante, agradável, e que reforc...





Documentos relacionados