Formação inicial de professores de física: a questão da inclusão de alunos com deficiências visuais no ensino regular Reportar como inadecuado




Formação inicial de professores de física: a questão da inclusão de alunos com deficiências visuais no ensino regular - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Giselle Faur de Castro ;Ciência & Educação Bauru 2012, 18 1

Autor: Maria da Conceição Barbosa Lima

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência & Educação (Bauru) ISSN: 1516-7313 revista@fc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Barbosa Lima, Maria da Conceição; Faur de Castro, Giselle Formação inicial de professores de física: a questão da inclusão de alunos com deficiências visuais no ensino regular Ciência & Educação (Bauru), vol.
18, núm.
1, 2012, pp.
81-98 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=251022206006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: A QUESTÃO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS NO ENSINO REGULAR Early Training of Physics Teachers: the question of inclusion of students with visual impairments in mainstream education Maria da Conceição Barbosa Lima1 Š Giselle Faur de Castro2 Resumo: A partir de inquietações a respeito de alunos deficientes visuais em salas de aula regulares de Física, surgiu a necessidade de se questionarem os futuros professores acerca do assunto em uma disciplina ministrada no período 2009-2 para alunos de licenciatura em Física.
O objetivo foi perceber as evoluções apontadas pelos futuros docentes frente ao tema de inclusão de alunos com Deficiência Visual a partir de suas próprias reflexões sobre os debates gerados em aula.
Para a coleta de informações, usamos quatro documentos escritos de três alunos que concluíram a disciplina: o questionário respondido no primeiro dia de aula; os “diários de bordo”; os trabalhos finais; e a avaliação do curso.
A análise dos dados foi baseada na análise de discurso bakhtiniana.
Notamos que os alunos evoluem em suas ideias sobre inclusão, se sensibilizam pa...





Documentos relacionados