Da psicanálise ao ensino de ciências: o -desejo do docente- e o -professor como um lugar- Reportar como inadecuado




Da psicanálise ao ensino de ciências: o -desejo do docente- e o -professor como um lugar- - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marinez Meneghello Passos ;Ciência & Educação Bauru 2012, 18 1

Autor: Sergio de Mello Arruda

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência & Educação (Bauru) ISSN: 1516-7313 revista@fc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil de Mello Arruda, Sergio; Meneghello Passos, Marinez Da psicanálise ao ensino de ciências: o -desejo do docente- e o -professor como um lugar- Ciência & Educação (Bauru), vol.
18, núm.
1, 2012, pp.
69-80 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=251022206005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DA PSICANÁLISE AO ENSINO DE CIÊNCIAS: O “DESEJO DO DOCENTE” E O “PROFESSOR COMO UM LUGAR” From psychoanalysis to science teaching: the “teacher’s desire” and the “teacher as a place” Sergio de Mello Arruda1 Š Marinez Meneghello Passos2 Resumo: Apresentamos, neste trabalho, reflexões produzidas no contexto de um grupo de pesquisa, deflagradas a partir da seguinte questão: seria possível fundamentar a Formação de Professores como uma metáfora a Lacan? Como resposta positiva a esta questão, discutimos aqui dois exemplos: (i) inicialmente, apresentaremos a ideia de “desejo do docente”, um conceito que poderia operar no campo da Formação de Professores de maneira semelhante ao desejo do analista no campo da Psicanálise; (ii) em seguida, a metáfora do “professor como um lugar”.
A apresentação de cada um dos pontos é seguida de extratos de diálogos entre pesquisadores, que ocorreram durante um encontro de pesquisa. Como foi possível mostrar, por meio da apresentação dos diálogos, a proposta de metaforizar frases da psicanálise de orientação lacaniana produziu discussões ricas em ideias e questões originais, dentro do enfoque geral de evidenciar suas implicações ...





Documentos relacionados