Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências Reportar como inadecuado




Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em ciências - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Otavio Aloisio Maldaner ; Demétrio Delizoicov ;Ciência & Educação Bauru 2012, 18 1

Autor: Simoni Tormöhlen Gehlen

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência & Educação (Bauru) ISSN: 1516-7313 revista@fc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Tormöhlen Gehlen, Simoni; Maldaner, Otavio Aloisio; Delizoicov, Demétrio Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências Ciência & Educação (Bauru), vol.
18, núm.
1, 2012, pp.
1-22 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=251022206001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto MOMENTOS PEDAGÓGICOS E AS ETAPAS DA SITUAÇÃO DE ESTUDO: COMPLEMENTARIDADES E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Pedagogical moments and the stages of Study Situation: complementarities and contributions to the Science Education Simoni Tormöhlen Gehlen1  Otavio Aloisio Maldaner2  Demétrio Delizoicov3 Resumo: Parte da pesquisa em Educação em Ciências tem se apoiado de forma significativa nas ideias de Freire e Vygotsky para configurar novas propostas curriculares.
Destacam-se as propostas abordagem temática freireana e Situação de Estudo, balizadas, respectivamente, pelos pressupostos de Freire e Vygotsky.
O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de desenvolvimento das propostas em sala de aula, em que a abordagem temática freireana tem como base os momentos pedagógicos, enquanto a Situação de Estudo também apresenta determinadas etapas.
Sinaliza-se que há complementaridade entre as propostas, em que as etapas da Situação de Estudo – problematização, primeira elaboração, função da elaboração e compreensão conceitual – , que configuram o processo da significação conceitual, contribuem no cont...





Documentos relacionados