Mestrado profissional e o desenvolvimento profissional do professor de matemática Reportar como inadecuado




Mestrado profissional e o desenvolvimento profissional do professor de matemática - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sonia Barbosa Camargo Igliori ;Ciência & Educação Bauru 2013, 19 4

Autor: Célia Maria Carolino Pires

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência & Educação (Bauru) ISSN: 1516-7313 revista@fc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Carolino Pires, Célia Maria; Barbosa Camargo Igliori, Sonia MESTRADO PROFISSIONAL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Ciência & Educação (Bauru), vol.
19, núm.
4, 2013, pp.
1045-1068 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Available in: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=251029395016 How to cite Complete issue More information about this article Journals homepage in redalyc.org Scientific Information System Network of Scientific Journals from Latin America, the Caribbean, Spain and Portugal Non-profit academic project, developed under the open access initiative MESTRADO PROFISSIONAL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Professional master’s degree and the professional development of the Mathematics teacher Célia Maria Carolino Pires1 Sonia Barbosa Camargo Igliori1 Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar resultados de pesquisa sobre um curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática, implantado, em 2002, na PUC-SP.
Em sua trajetória, transformações ocorreram, mas a divulgação da etapa inicial dessa experiência permanece oportuna para contribuir com a discussão sobre o desenvolvimento profissional de professores, e sobre essa modalidade de pós-graduação stricto sensu.
Trata-se do estudo de um caso com a finalidade de ilustrar o debate de um tema, e tem um sentido descritivo.
Os dados foram coletados em documentos do processo de criação do curso, em entrevistas com alunos e no levantamento dos temas dos cem primeiros trabalhos de conclusão.
As análises dos dados indicam que a formação do professor é um processo que envolve inserções em diferentes domínios de conhecimento, que é importante adotar a concepção do professor como pesquisador, e tornar possível o desenvolvimento da pesquisa articulada ao tr...





Documentos relacionados