Espaços de negros e brancos em livros didáticos de geografia do estado do paraná, brasil Reportar como inadecuado




Espaços de negros e brancos em livros didáticos de geografia do estado do paraná, brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ciência & Educação Bauru 2013, 19 4

Autor: Wellington Oliveira dos Santos

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência & Educação (Bauru) ISSN: 1516-7313 revista@fc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Oliveira dos Santos, Wellington ESPAÇOS DE NEGROS E BRANCOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL Ciência & Educação (Bauru), vol.
19, núm.
4, 2013, pp.
1027-1044 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=251029395015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ESPAÇOS DE NEGROS E BRANCOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL The place of blacks and whites in textbooks of Geography of Paraná State, Brazil Wellington Oliveira dos Santos1 Resumo: Este trabalho analisa formas discursivas que operam nos livros didáticos de Geografia do Paraná aprovados para o Programa Nacional do Livro Didático de 2007 (PNLD-2007).
O objetivo é discutir formas de hierarquização entre os grupos raciais brancos e negros que podem atuar de modo a manter ou criar relações de dominação entre os grupos raciais, de acordo com o conceito de ideologia proposto por John B.
Thompson.
Os livros didáticos analisados pouco apresentam personagens negros, e estabelecem o branco como padrão de humanidade e ocupante do território paranaense; ao mesmo tempo em que “racializam” o negro e diminuem a presença da população negra no estado do Paraná.
As vinhetas dos livros, relacionadas à construção cientifica do saber, não apresentam personagens negros, o que indica que esses estão distantes de serem considerados capazes de fazer parte da construção do saber científico ocidental do qual a Geografia faz parte. Palavras-chave: Relações raciais.
Livro didático. Ensino...





Documentos relacionados