Memória, cognição e afetividade: um estudo acerca de processos de retomada em aulas de física do ensino médio Reportar como inadecuado




Memória, cognição e afetividade: um estudo acerca de processos de retomada em aulas de física do ensino médio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Lucia Vital dos Santos Abib ;Ciência & Educação Bauru 2016, 22 4

Autor: Marta Maximo Pereira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência & Educação (Bauru) ISSN: 1516-7313 revista@fc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Maximo Pereira, Marta; Vital dos Santos Abib, Maria Lucia Memória, cognição e afetividade: um estudo acerca de processos de retomada em aulas de Física do Ensino Médio Ciência & Educação (Bauru), vol.
22, núm.
4, octubre-diciembre, 2016, pp.
855-873 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=251048757003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto doi: http:--dx.doi.org-10.1590-1516-731320160040003 Memória, cognição e afetividade: um estudo acerca de processos de retomada em aulas de Física do Ensino Médio Memory, cognition and affectivity: a study about processes of recalling during High School Physics classes Marta Maximo Pereira1  Maria Lucia Vital dos Santos Abib2 Resumo: Várias pesquisas apontam que estudantes costumam ter dificuldades para retomar conhecimentos com os quais tiveram contato previamente.
Neste trabalho, apresentamos elementos que nos permitiram compreender as retomadas de conhecimentos e de situações vivenciadas pelos estudantes em aulas de Física de momentos anteriores de sua escolarização.
A perspectiva sócio-histórico-cultural foi a fundamentação teórica utilizada, em especial, os conceitos de cognição, afetividade e memória mediada. Os registros foram coletados em aulas de Física do Ensino Médio.
Como resultado, construímos duas categorias: memória científico-afetiva e memória afetivo-vivencial.
A primeira se refere ao que foi retomado pelos alunos e que guarda estreita relação com o conhecimento científico escolar e-ou é influenciado por ele....





Documentos relacionados