Matematização e ensino de física: uma discussão de noções docentes Reportar como inadecuado




Matematização e ensino de física: uma discussão de noções docentes - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Irinéa de Lourdes Batista ;Ciência & Educação Bauru 2016, 22 3

Autor: Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Ciência & Educação (Bauru) ISSN: 1516-7313 revista@fc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Geraldo Issa Mendes, Gabriela Helena; de Lourdes Batista, Irinéa Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes Ciência & Educação (Bauru), vol.
22, núm.
3, julio-septiembre, 2016, pp.
757-771 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=251047415013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto doi: http:--dx.doi.org-10.1590-1516-731320160030013 Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes Mathematization and Physics teaching: a discussion of teachers’ notions Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes1  Irinéa de Lourdes Batista1 Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino, segundo professores de Física.
Tendo em vista os estudos que evidenciam os benefícios da História e Filosofia da Ciência no ensino e na formação de professores, procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de noções de História e Filosofia da Ciência na estruturação do conceito de matematização.
Para tanto, elaboramos um questionário aberto que foi respondido por dez professores que lecionam disciplinas de Física.
Para análise dos dados, adotamos a Análise de Conteúdo; a análise desses questionários resultou na estruturação de unidades temáticas que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização. Palavras-chave: Matematização.
História e filosofia da ciência.
Ensino de física.
Epistemologia. Análise de conteúdo. Abstrac...





Documentos relacionados