Responsabilidade fiscal de grandes municípios brasileiros: uma análise de suas características Reportar como inadecuado




Responsabilidade fiscal de grandes municípios brasileiros: uma análise de suas características - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marcelo Álvaro da Silva Macedo ; Fernanda Filgueiras Sauerbronn ;Revista de Administração PúblicaRAP 2013, 47 6

Autor: Claudia Ferreira da Cruz

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista de Administração Pública - RAP ISSN: 0034-7612 deborah@fgv.br Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Brasil Ferreira da Cruz, Claudia; da Silva Macedo, Marcelo Álvaro; Filgueiras Sauerbronn, Fernanda Responsabilidade fiscal de grandes municípios brasileiros: uma análise de suas características Revista de Administração Pública - RAP, vol.
47, núm.
6, noviembre-diciembre, 2013, pp.
1375-1399 Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=241029317003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Responsabilidade fiscal de grandes municípios brasileiros: uma análise de suas características Claudia Ferreira da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro Marcelo Álvaro da Silva Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro Fernanda Filgueiras Sauerbronn Universidade Federal do Rio de Janeiro Este estudo teve por objetivo identificar quais características podem contribuir para explicar o nível de responsabilidade fiscal de grandes municípios brasileiros.
Foi realizado um estudo com dados em painel, no período de 2002 a 2009, e os resultados indicaram que os municípios pesquisados apresentam um nível incipiente de responsabilidade fiscal.
As variáveis nível econômico e autonomia financeira apresentaram relação positiva significativa com o nível de responsabilidade fiscal, e a variável endividamento, relação negativa.
O modelo de regressão estimado revelou que região, localização e ano também podem influenciar a responsabilidade fiscal dos municípios.
Espera-se que este estudo contribua para a discussão sobre as variações no nível de responsabilidade fiscal dos município...





Documentos relacionados