Um estudo teórico sobre a contabilização dos impactos ambientais no setor sucroalcooleiro Reportar como inadecuado




Um estudo teórico sobre a contabilização dos impactos ambientais no setor sucroalcooleiro - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Aracéli Cristina de Sousa Ferreira ;Revista de Contabilidade e Organizações 2010, 4 8

Autor: Angelino Fernandes Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista de Contabilidade e Organizações ISSN: 1982-6486 rco@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Fernandes Silva, Angelino; Sousa Ferreira, Aracéli Cristina de UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE A CONTABILIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO SETOR SUCROALCOOLEIRO Revista de Contabilidade e Organizações, vol.
4, núm.
8, enero-abril, 2010, pp.
139-159 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=235216395007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE A CONTABILIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO SETOR SUCROALCOOLEIRO A THEORETICAL STUDY ON THE ACCOUNTING OF ENVIRONMENTAL IMPACTS IN SUGARCANE SECTOR Angelino Fernandes Silva Aracéli Cristina de Sousa Ferreira Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Contador da Câmara Municipal de Ubá-MG Ubá-MG- Brasil E-mail: angelinsilva@yahoo.com.br Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo FEA-USP Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ Rio de Janeiro, RJ – Brasil. E-mail: araceli@ufrj.br Resumo O presente estudo teve como objetivo demonstrar os principais impactos ambientais decorrentes da produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, e propor a evidenciação dos gastos ambientais do setor sucroalcooleiro nas demonstrações contábeis, baseando-se nos métodos existentes de valoração ambiental.
Para atingir seu objetivo, utilizou-se da estratégia de pesquisa descritiva e, como meios, valeu-se da pesquisa bibliográfica.
Os principais impactos ambientais do setor sucroalcooleiro dizem respeito à diminuição da disponibilidade hídrica decorrente da indução de processos erosivos e da captaç...





Documentos relacionados