Estudo comparativo entre a relação do hemisfério acometido no acidente vascular encefálico e a evolução funcional em indivíduos destros Reportar como inadecuado




Estudo comparativo entre a relação do hemisfério acometido no acidente vascular encefálico e a evolução funcional em indivíduos destros - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

LE Ribeiro do Valle ;Revista Brasileira de Fisioterapia 2008, 12 2

Autor: Mariana Callil Voos

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Brasileira de Fisioterapia ISSN: 1413-3555 rbfisio@ufscar.br Associação Brasileira de Pesquisa e PósGraduação em Fisioterapia Brasil Voos, Mariana Callil; Ribeiro do Valle, LE Estudo comparativo entre a relação do hemisfério acometido no acidente vascular encefálico e a evolução funcional em indivíduos destros Revista Brasileira de Fisioterapia, vol.
12, núm.
2, marzo-abril, 2008, pp.
113-120 Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia São Carlos, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=235016537007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1413-3555 ARTIGO CIENTÍFICO Rev Bras Fisioter, São Carlos, v.
12, n.
2, p.
113-20, mar.-abr.
2008 © Revista Brasileira de Fisioterapia Estudo comparativo entre a relação do hemisfério acometido no acidente vascular encefálico e a evolução funcional em indivíduos destros Comparative study on the relationship between stroke hemisphere and functional evolution in right-handed individuals Voos MC1, Ribeiro do Valle LE2 Resumo Objetivo: O hemisfério esquerdo é dominante para o controle motor e o direito para a orientação espacial.
Este estudo visou testar as hipóteses de que a lesão à esquerda causa maior prejuízo da movimentação voluntária e a lesão à direita resulta em perda na atenção espacial e no controle postural.
Indivíduos com lesão à esquerda foram comparados com indivíduos com lesão à direita, com relação ao comprometimento inicial e recuperação três meses pós-lesão.
Materiais e métodos: Vinte e dois indivíduos destros com lesão isquêmica no território da artéria cerebral média (11 à esquerda e 11 à direita) foram avaliados mensalmente nos três primeiros m...





Documentos relacionados