Acupuntura no sistema único de saúde e a inserção de profissionais não-médicos Report as inadecuate




Acupuntura no sistema único de saúde e a inserção de profissionais não-médicos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

GC Gouveia ; PJL Martelli ; EMR Vasconcelos ;Revista Brasileira de Fisioterapia 2009, 13 4

Author: FAS Santos

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Fisioterapia ISSN: 1413-3555 rbfisio@ufscar.br Associação Brasileira de Pesquisa e PósGraduação em Fisioterapia Brasil Santos, FAS; Gouveia, GC; Martelli, PJL; Vasconcelos, EMR Acupuntura no sistema único de saúde e a inserção de profissionais não-médicos Revista Brasileira de Fisioterapia, vol.
13, núm.
4, julio-agosto, 2009, pp.
330-334 Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia São Carlos, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=235016470009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1413-3555 Artigo Original Rev Bras Fisioter, São Carlos, v.
13, n.
4, p.
330-4, jul.-ago.
2009 © Revista Brasileira de Fisioterapia Acupuntura no sistema único de saúde e a inserção de profissionais não-médicos Acupuncture in the brazilian national health system (SUS) and the inclusion of non-medical professionals Santos FAS1, Gouveia GC1, Martelli PJL1, Vasconcelos EMR2 Resumo Contextualização: Desde o relatório final da VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, busca-se a introdução de práticas alternativas de assistência à saúde no âmbito dos serviços públicos de saúde.
Porém, apenas em 2006, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, os profissionais não-médicos puderam atuar como acupunturistas no Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivos: Descrever a evolução da acupuntura no SUS bem como a inclusão de novos acupunturistas não-médicos.
Métodos: Efetuouse um estudo exploratório e descritivo cuja fonte de dados foi o Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) do SUS, disponibilizado pelo banco de dados do Ministério da Saúde, relativo às consultas em acupuntura realizadas p...





Related documents