Confiabilidade de um formulário para diagnóstico da severidade da disfunção temporomandibular Report as inadecuate




Confiabilidade de um formulário para diagnóstico da severidade da disfunção temporomandibular - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

DAG Gonçalves ; CM Camparis ; JG Speciali ;Revista Brasileira de Fisioterapia 2009, 13 1

Author: JADB Campos

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Fisioterapia ISSN: 1413-3555 rbfisio@ufscar.br Associação Brasileira de Pesquisa e PósGraduação em Fisioterapia Brasil Campos, JADB; Gonçalves, DAG; Camparis, CM; Speciali, JG Confiabilidade de um formulário para diagnóstico da severidade da disfunção temporomandibular Revista Brasileira de Fisioterapia, vol.
13, núm.
1, enero-febrero, 2009, pp.
38-43 Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia São Carlos, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=235016467007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1413-3555 Artigo Original Rev Bras Fisioter, São Carlos, v.
13, n.
1, p.
38-43, jan.-fev.
2009 © Revista Brasileira de Fisioterapia Confiabilidade de um formulário para diagnóstico da severidade da disfunção temporomandibular Reliability of a questionnaire for diagnosing the severity of temporomandibular disorder Campos JADB1, Gonçalves DAG2, Camparis CM3, Speciali JG4 Resumo Contextualização: Disfunção temporomandibular (DTM) é um termo coletivo que engloba vários problemas clínicos envolvendo a musculatura da mastigação, as articulações temporomandibulares (ATM) e suas estruturas associadas, com alta prevalência nas populações.
Objetivos: Sabendo-se que estudos brasileiros vêm utilizando o instrumento proposto por Da Fonseca et al.
(1994) para diagnóstico da severidade desta disfunção, realizou-se este estudo com o objetivo de verificar e estimar a consistência interna e a reprodutibilidade do mesmo. Métodos: O delineamento amostral adotado foi o probabilístico, e participaram 1230 indivíduos moradores da cidade de Ribeirão Preto (SP), maiores de 18 anos de idade.
As entrevistas foram realizadas por um ú...





Related documents