A assobrafir e o desenvolvimento científico da especialidade Report as inadecuate




A assobrafir e o desenvolvimento científico da especialidade - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Brasileira de Fisioterapia 2009, 13 1

Author: Sara Menezes

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Brasileira de Fisioterapia ISSN: 1413-3555 rbfisio@ufscar.br Associação Brasileira de Pesquisa e PósGraduação em Fisioterapia Brasil Menezes, Sara A ASSOBRAFIR e o desenvolvimento científico da especialidade Revista Brasileira de Fisioterapia, vol.
13, núm.
1, enero-febrero, 2009, pp.
v-vi Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia São Carlos, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=235016467001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1413-3555 Editorial Rev Bras Fisioter, São Carlos, v.
13, n.
1, p.
v-vi, jan.-fev.
2009 Revista Brasileira de Fisioterapia © A ASSOBRAFIR e o desenvolvimento científico da especialidade ASSOBRAFIR and the scientific development of its specialty N os anos 80, em decorrência de seu crescimento técnico-científico, houve um maior reconhecimento e valorização da Fisioterapia Respiratória.
Esse campo de atuação profissional se diferenciava cada dia mais dos atendimentos ambulatoriais realizados em Clínicas e Centros de Reabilitação, tornando-se imprescindível no meio hospitalar, onde progressivamente foi implementado em enfermarias e Unidades de Tratamento Intensivo.
A necessidade de discussões científicas e um espaço para divulgar o conhecimento da área fez com que fosse criado o Núcleo de Estudos em Fisioterapia Respiratória, cujo líder foi Carlos Alberto Caetano Azeredo.
Esse núcleo congregava profissionais de diversas regiões do Brasil, sendo esse o início da organização da fisioterapia cardiorrespiratória brasileira.
Em 1983, Carlos Alberto Caetano Azeredo, com o objetivo de reunir os profissionais que atuavam na especialidade, organizou, na cidade do Rio de Janeiro, o primeiro Simpósio...





Related documents