Transferência - uma regressão alucinatória Reportar como inadecuado




Transferência - uma regressão alucinatória - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2001, IV 2

Autor: Ivanise Fontes

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Fontes, Ivanise Transferência - uma regressão alucinatória Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
IV, núm.
2, junio, 2001, pp.
18-28 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233017668003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto R E V I S T A LATINOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., IV, 2, 18-28 Transferência – uma regressão alucinatória Ivanise Fontes 18 A transferência é analisada em seu caráter regressivo alucinatório, sendo objeto de pesquisa realizada pela autora sobre “A dimensão corporal da transferência”, junto ao Laboratório de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP. O processo transferencial favorece extraordinariamente a instauração de movimentos regressivos, evidenciando uma via sensorial inerente à comunicação analista-analisando.
As noções de regressão e repetição em psicanálise permitem a compreensão de que certas manifestações corporais são a expressão de uma memória corporal redespertada. O texto aponta a utilidade da revalorização do sensível face a algumas sintomatologias contemporâneas, cujo denominador comum é a incapacidade de representação. Palavras-chave: Transferência, regressão, repetição, alucinação, registros sensoriais ARTIGOS “É na transferência e pela transferência que se enuncia repetitivamente no presente o impronunciável do infantil”.
Tendo como ponto de partida essa afi...





Documentos relacionados