Reseña de -angústia de separação e angústia de esfacelamento- de gilbert diatkine Reportar como inadecuado




Reseña de -angústia de separação e angústia de esfacelamento- de gilbert diatkine - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2002, V 4

Autor: May Guimarães Ferreira de Melo Leitão

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Guimarães Ferreira de Melo Leitão, May Reseña de -Angústia de separação e angústia de esfacelamento- de Gilbert Diatkine Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
V, núm.
4, diciembre, 2002, pp.
175-177 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233018122018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto RESENHAS DE ARTIGOS ano V, n.
4, dez- 2 0 02 A idéia central do artigo é a de discutir como a psicanálise poderia ser utilizada para ser averiguada em sua existência, e ter comprovada sua eficácia. No entanto, eficácia foi confundida com estatística normativa.
Embora os autores neguem postular um retorno aos desacreditados resíduos do positivismo lógico, em nossa impressão é exatamente disto que se trata.
Esbarramos aqui em diferenças de natureza ideológica que são incontornáveis, e que, portanto, convocam a um debate que busque oferecer um outro caminho para a questão proposta pelos autores. A ordem do dia para a psicanálise e para a psiquiatria, então, é pensar de que forma o que pode ser útil aos tratamentos psi não reduz a alma a uma coisa manualized. Referências QUINET, A.
(org).
Psicanálise e psiquiatria: controvérsias e convergências.
Rio de Janeiro: Marca d’Água, 2001. ROUDINESCO, E.
Por que a psicanálise? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. 175 “Angústia de separação e angústia de esfacelamento” Gilbert Diatkine Revista Francesa de Psicanálise, Tomo LXV, p.
395-408, abril-junh...





Documentos relacionados