Um modelo para representar o -irrepresentado- na mente Reportar como inadecuado




Um modelo para representar o -irrepresentado- na mente - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2005, VIII 2

Autor: Lazslo Antonio Ávila

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Ávila, Lazslo Antonio Um modelo para representar o -irrepresentado- na mente Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
VIII, núm.
2, junio, 2005, pp.
187-203 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233017503001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS ano VIII, n.
2, jun- 2005 Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., VIII, 2, 187-203 Um modelo para representar o “irrepresentado” na mente* Lazslo Antonio Ávila O presente trabalho apresenta um esquema conceitual (modelo de Cambridge) que visa representar o processo de “construção” dos sintomas psicossomáticos.
Através deste modelo, propõe-se um modo de compreensão dos estados subjetivos que não encontram tradução como concepções (representantes mentais) e, através de vias próprias, se materializam como sintomas corporais ou psicossomáticos.
Assim se possibilita a descrição e compreensão das vias através das quais o processo terapêutico alcança efetividade e transformação dos estados mentais “irrepresentados”, que estão na base da constituição dos fenômenos psicossomáticos.
Buscamos ainda articular essa compreensão com algumas das concepções de W.
R.
Bion, para que novas dimensões dessa questão pudessem ser alcançadas. Palavras-chave: Psicossomática, modelo de Cambridge, sintomas, W.R.
Bion * Trabalho apresentado em Mesa-redonda, no I Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e VII Congresso Brasileiro de Psico...





Documentos relacionados