Dos males que acompanham o progresso do brasil: a psiquiatria comparada de juliano moreira e colaboradores Reportar como inadecuado




Dos males que acompanham o progresso do brasil: a psiquiatria comparada de juliano moreira e colaboradores - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Walmor Piccinini ;Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2005, VIII 4

Autor: Ana Maria Galdini Raimundo Oda

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Galdini Raimundo Oda, Ana Maria; Piccinini, Walmor Dos males que acompanham o progresso do Brasil: a psiquiatria comparada de Juliano Moreira e colaboradores Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
VIII, núm.
4, diciembre, 2005, pp.
788793 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233017491014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto R E V I S T A LATINOAMERICANA DE P S I C O PA T O L O G I A F U N D A M E N T A L ano VIII, n.
4, dez- 2 0 05 Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., VIII, 4, 788-793 Dos males que acompanham o progresso do Brasil: a psiquiatria comparada de Juliano Moreira e colaboradores Ana Maria Galdini Raimundo Oda Walmor Piccinini A seção História da Psiquiatria deste número da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental traz dois textos muito importantes que, embora escritos por brasileiros, são aqui pela primeira vez publicados em português.1 Trata-se de Les maladies mentales dans les climats tropicaux, de 1906, e de A contribution to the study of dementia paralytica in Brazil, de 1907. Ambos artigos têm como principal autor o médico baiano Juliano Moreira (1873-1933), um dos fundadores da moderna psiquiatria brasileira; ele é acompanhado no primeiro por Júlio Afrânio Peixoto (1876-1947), também nascido na Bahia, médico legista, alienista, romancista e político destacado, e, no segundo, por Antonio Penafiel, médico gaúcho que foi alienista do Hospício Nacional e deputado federal....





Documentos relacionados