Um estudo, uma denúncia e uma proposta: a psicanálise na interlocução com outros saberes em saúde mental, como avanço do conhecimento sobre o sofrimento psíquico Reportar como inadecuado




Um estudo, uma denúncia e uma proposta: a psicanálise na interlocução com outros saberes em saúde mental, como avanço do conhecimento sobre o sofrimento psíquico - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ana Paula Marques Lettieri Fulco ;Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2005, VIII 4

Autor: Sonia Alberti

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Alberti, Sonia; Marques Lettieri Fulco, Ana Paula Um estudo, uma denúncia e uma proposta: a psicanálise na interlocução com outros saberes em saúde mental, como avanço do conhecimento sobre o sofrimento psíquico Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
VIII, núm.
4, diciembre, 2005, pp.
721737 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233017491010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SAÚDE MENTAL ano VIII, n.
4, dez- 2 0 05 Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., VIII, 4, 721-737 Um estudo, uma denúncia e uma proposta: a psicanálise na interlocução com outros saberes em saúde mental, como avanço do conhecimento sobre o sofrimento psíquico Sonia Alberti Ana Paula Marques Lettieri Fulco Introdução É possível supor que a história do conhecimento teve uma interrupção de mais ou menos três séculos a partir das Cruzadas, quando o mundo teve o saber adquirido trancafiado nas torres dos monastérios.
No século XVI, o início da falência do domínio da Igreja, que então detinha o saber sobre as coisas, possibilitou o surgimento de outras teorias explicativas.
A derrubada de grandes verdades levou a descobertas, invenções, transformações políticas e religiosas (GarciaRoza, 1988).
Se desde o século XV já se resistia às explicações religiosas sobre as coisas do mundo, o século XVI conheceu toda uma nova Weltanschauung – a revolução se intensificou contra o saber absoluto da Igreja Católica; a...





Documentos relacionados