O que pode ser traumático no nascimento? Reportar como inadecuado




O que pode ser traumático no nascimento? - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2005, VIII 4

Autor: Marcele Zveiter

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Zveiter, Marcele O que pode ser traumático no nascimento? Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
VIII, núm.
4, diciembre, 2005, pp.
706720 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233017491009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto R E V I S T A LATINOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L ano VIII, n.
4, dez-2 0 05 Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., VIII, 4, 706-720 O que pode ser traumático no nascimento?* Marcele Zveiter O assunto do trauma no nascimento circula nas publicações psicanalíticas há muito tempo.
Procurando as respostas para o que pode ser traumático no nascimento segui uma trilha, percorrendo as pontes entre o cuidado exercido na cena do parto e as primeiras experiências do bebê.
O objetivo aqui é discutir o trauma em relação ao modo de cuidar na cena do nascimento. A relevância do tema repousa sobre a relação entre a qualidade das experiências iniciais e um desenvolvimento saudável.
A conclusão aqui é que o modo de assistir ao parto pode deixar marcas psíquicas importantes, influenciando diretamente no cuidado materno e sendo, portanto, um risco para trauma no nascimento. Palavras-chave: Trauma, nascimento, parto, psicanálise 706 * Este artigo foi apresentado no I Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e VII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em setembro de 2004. ARTIGOS ano ...





Documentos relacionados