O fascínio do ver e a angústia do olhar: sobre o corpo e a subjetividade Reportar como inadecuado




O fascínio do ver e a angústia do olhar: sobre o corpo e a subjetividade - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Tania Rivera ;Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2005, VIII 4

Autor: Luciana Almeida Motta

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Almeida Motta, Luciana; Rivera, Tania O fascínio do ver e a angústia do olhar: sobre o corpo e a subjetividade Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
VIII, núm.
4, diciembre, 2005, pp.
665678 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233017491006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS ano VIII, n.
4, dez- 2 0 05 Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., VIII, 4, 665-678 O fascínio do ver e a angústia do olhar: sobre o corpo e a subjetividade* Luciana Almeida Motta Tania Rivera 665 Tecendo um diálogo entre um caso clínico e uma obra de arte, o artigo aborda a questão do olhar e da imagem corporal na estruturação da subjetividade.
Propõe-se que o olhar sobre o corpo evocaria duas dimensões: fascínio e angústia, remetendo respectivamente à identificação e à alteridade, fundamentais para a constituição do humano. Palavras-chave: Psicanálise, corpo, olhar, fascínio, angústia * Este trabalho recebeu Menção Honrosa do Prêmio Internacional Pierre Fédida de Ensaios Inéditos de Psicopatologia Fundamental – 2004, concedida pela Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. R E V I S T A LATINOAMERICANA DE P S I C O PATO LO G I A F U N D A M E N T A L ano VIII, n.
4, dez-2 0 05 Meu corpo não é meu corpo, é ilusão de outro ser Carlos Drummond de Andrade 666 Maria, uma adolescente de 17 anos, chega ao serviço de psicologia de um hospital queixando-se de manifestaçõ...





Documentos relacionados