Editorial Reportar como inadecuado




Editorial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2008, 11 3

Autor: Emmanuel Zagury Tourinho

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Zagury Tourinho, Emmanuel Editorial Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
11, núm.
3, septiembre, 2008, pp.
361364 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233016510001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, v.
11, n.
3, p.
361-364, setembro 2008 Editorial Emmanuel Zagury Tourinho O sistema de pós-graduação em Psicologia no Brasil está construído sobre uma base de produção de conhecimento – ao mesmo tempo diversificada internamente e diferenciada – do que se passa em algumas outras áreas de conhecimento.
O convite para escrever este Editorial pareceu-me uma boa oportunidade para comentar brevemente certas características dessa base e algumas de suas implicações. Em várias subáreas e temáticas encontradas no campo da psicologia, como “processos básicos”, “avaliação psicológica”, “desenvolvimento cognitivo” e “comportamento social”, a investigação pode se desenvolver sob condições planejadas e instituídas especificamente para esse fim.
Laboratórios, equipamentos, apoio técnico e mesmo participantes voluntários tornam-se disponíveis para os estudos, executados segundo um cronograma em larga medida sob controle do pesquisador.
Não se trata de afirmar que a pesquisa naquelas subáreas ou temas sempre acontecem sob as condições mencionadas, mas de indicar que essa é uma possibilidade concreta e freqüente. Em muitas outras, co...





Documentos relacionados