Os experimentos da guatemala: infecção intencional de presos, soldados e insanos pela laboratório de pesquisa em doneça venérea dos eua Reportar como inadecuado




Os experimentos da guatemala: infecção intencional de presos, soldados e insanos pela laboratório de pesquisa em doneça venérea dos eua - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2011, 14 4

Autor: Mônica Teixeira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Teixeira, Mônica Os experimentos da Guatemala: infecção intencional de presos, soldados e insanos pela laboratório de pesquisa em doneça venérea dos EUA Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
14, núm.
4, diciembre, 2011, pp.
690698 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233021455008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, v.
14, n.
4, p.
690-698, dezembro 2011 Os experimentos da Guatemala: infecção intencional de presos, soldados e insanos pela Laboratório de Pesquisa em Doneça Venérea dos EUA Mônica Teixeira 690 Em setembro, a Comissão Presidencial para o Estudo de Temas de Bioetica divulgou o relatório Ethically Impossible, sobre experimentos com seres humanos levados a cabo por médicos ligados ao serviço público de saúde dos EUA na Guatemala de 1946 a 1948, para testes relacionados a sífilis e blenorragia.
Este artigo relata brevemente os acontecimentos de então e traduz parte do relatório, aquela que relata os experimentos realizados no Hospital Psiquiátrico Nacional. Palavras-chave: DSTs., Tuskegee, consentimento informado, pesquisa com seres humanos OBSERVANDO A MEDICINA Nas primeiras linhas do artigo de 2001 que inaugurou esta seção da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental,1 os editores da seção se perguntavam o que, afinal, pode levar um ...





Documentos relacionados