Eugenizar a alma: a constituição da euphrenia no projeto de higiene mental voltado à infância da liga brasileira de hygiene mental Reportar como inadecuado




Eugenizar a alma: a constituição da euphrenia no projeto de higiene mental voltado à infância da liga brasileira de hygiene mental - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2011, 14 4

Autor: Cristiane Oliveira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Oliveira, Cristiane Eugenizar a alma: a constituição da euphrenia no projeto de higiene mental voltado à infância da Liga Brasileira de Hygiene Mental Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
14, núm.
4, diciembre, 2011, pp.
627641 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233021455004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, v.
14, n.
4, p.
627-641, dezembro 2011 Eugenizar a alma: a constituição da euphrenia no projeto de higiene mental voltado à infância da Liga Brasileira de Hygiene Mental* Cristiane Oliveira O presente artigo analisa a constituição da “euphrenia” como um novo domínio para a psiquiatria brasileira na sua abordagem eugênica e higiênica da infância.
A análise de saberes médicos e psicológicos acerca do psiquismo infantil no Brasil das décadas de 1920 e 1930 descortina a intensa circulação afetiva intrafamiliar como ponto de ancoragem para um projeto de normalização social, ainda centrado na eugenia, mas já atravessado por uma psicologia da adaptação. Palavras-chave: Euphrenia, saberes médicos e psicológicos, família, Liga Brasileira de Hygiene Mental * Este artigo foi extraído de minha tese de doutorado intitulada A regulação política da sexualidade no âmbito da família por saberes e instituições médicas brasileiras (1838-1940), defendida no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Socia...





Documentos relacionados