A crítica psicanalítica do dsm-iv - breve história do casamento psicopatológico entre psicanálise e psiquiatria Reportar como inadecuado




A crítica psicanalítica do dsm-iv - breve história do casamento psicopatológico entre psicanálise e psiquiatria - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fuad Kyrillos Neto ;Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2011, 14 4

Autor: Christian Ingo Lenz Dunker

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Dunker, Christian Ingo Lenz; Kyrillos Neto, Fuad A crítica psicanalítica do DSM-IV - breve história do casamento psicopatológico entre psicanálise e psiquiatria Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
14, núm.
4, diciembre, 2011, pp.
611626 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233021455003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, v.
14, n.
4, p.
611-626, dezembro 2011 A crítica psicanalítica do DSM-IV – breve história do casamento psicopatológico entre psicanálise e psiquiatria Christian Ingo Lenz Dunker Fuad Kyrillos Neto 611 Faz-se uma análise crítica da utilização do DSM na clínica psiquiátrica a partir da psicanálise.
Discutem-se as bases e o estado atual de relações entre a psiquiatria dita “biológica” e a psicanálise na pesquisa em psicopatologia.
O objetivo é mostrar os profundos compromissos e as zonas de resistência entre a psicopatologia psicanalítica e a psiquiatria biológica.
Demonstra-se que o DSM é o sintoma maior da supressão individual dos múltiplos discursos sobre o mal-estar. Palavras-chave: Psicanálise, psicopatologia, diagnóstico, psiquiatria R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L Introdução 612 Neste artigo fazemos uma análise crítica da utilização do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) na clínica psiquiátrica a partir da perspectiva...





Documentos relacionados