O sujeito adolescente e a intervenção psicanalítica: notas a partir de um caso clínico Reportar como inadecuado




O sujeito adolescente e a intervenção psicanalítica: notas a partir de um caso clínico - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2014, 17 3

Autor: Leônia Cavalcante Teixeira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Cavalcante Teixeira, Leônia O sujeito adolescente e a intervenção psicanalítica: notas a partir de um caso clínico Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
3, núm.
17, septiembre, 2014, pp.
797804 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233037803019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, 17(3-Suppl.), 797-804, set.
2014 http:--dx.doi.org-10.1590-1415-4714.2014v17n3-Suppl.p797.19 O sujeito adolescente e a intervenção psicanalítica: notas a partir de um caso clínico*1 Leônia Cavalcante Teixeira*2 Este artigo versa sobre as vicissitudes subjetivas e institucionais das medidas sócioeducativas a partir das interfaces entre os estudos sobre a subjetividade nos campos da Psicanálise e do Direito.
O adolescer é analisado a partir dos paradoxos e enigmas estruturantes que se instauram no processo de constituição subjetiva, sendo privilegiado como momento lógico a partir da construção de um caso clínico que interroga as intervenções junto ao sujeito adolescente no campo nebuloso de interface entre Psicanálise e Direito.
A perversão social consiste no foco da discussão teórico-clínica, sendo o conceito que fez trabalhar a possibilidade de uma clínica psicanalítica quando indicações jurídicas não consideram as vicissitudes subjetivas. Palavras-chave: Adolescência, perversão social, caso clínico, medidas socioeducativas *1 Trabalho apresentado no Col...





Documentos relacionados