A perversão dos ideais no fundamentalismo religioso Reportar como inadecuado




A perversão dos ideais no fundamentalismo religioso - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2014, 17 3

Autor: Zeferino Rocha

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Rocha, Zeferino A perversão dos ideais no fundamentalismo religioso Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
3, núm.
17, septiembre, 2014, pp.
761774 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233037803016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, 17(3-Suppl.), 761-774, set.
2014 http:--dx.doi.org-10.1590-1415-4714.2014v17n3-Suppl.p761.16 A perversão dos ideais no fundamentalismo religioso*1 Zeferino Rocha*2 O objetivo do artigo é refletir, na perspectiva da metapsicologia freudiana, sobre alguns processos e componentes psíquicos de natureza perversa, que estão na base dos ideais dos fundamentalistas religiosos. Neste contexto, consideraremos o conceito de “narcisismo de morte” (ou “narcisismo negativo”) e sua articulação com a pulsão de morte, como também a distinção entre Eu ideal e Ideal do Eu para melhor compreender o modelo das “idealizações”, pelas quais os fundamentalistas religiosos sacrificam seu próprio Eu, em nome de um Eu ideal que não é senão a projeção de suas ambições narcísicas infantis. Palavras-chave: Fundamentalismo religioso, perversão, narcisismo, Eu ideal e Ideal do Eu *1 Trabalho apresentado no Colóquio Internacional sobre a Metapsicologia da Perversão, Laços Sociais da Perversão, realizado em Recife nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2013. *2 Universidade Católica de Pernambuco – Unicap (Recife, PE, Br). ...





Documentos relacionados