A dinâmica perversa na adoção: interrogando sobre filiação Reportar como inadecuado




A dinâmica perversa na adoção: interrogando sobre filiação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2014, 17 3

Autor: Luciana Enilde de Magalhães Lyra Macêdo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil de Magalhães Lyra Macêdo, Luciana Enilde A dinâmica perversa na adoção: interrogando sobre filiação Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
3, núm.
17, septiembre, 2014, pp.
696705 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233037803011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, 17(3-Suppl.), 696-705, set.
2014 http:--dx.doi.org-10.1590-1415-4714.2014v17n3-Suppl.p696.11 A dinâmica perversa na adoção: interrogando sobre filiação*1 Luciana Enilde de Magalhães Lyra Macêdo*2 No presente trabalho, propomos discutir situações em que o lugar conferido ao adotando no discurso familiar evidencia que a criança é pensada na relação como um objeto de consumo.
Que elementos encontrados nesses casos nos permitem pensar sobre desejo de filho e perversão? Haveria uma tentativa de produzir um Outro completo? Diante disso, abordamos questões relacionadas ao perfilhamento, aos elementos que possibilitam a instauração do lugar de filho, dos lugares de pai e de mãe, visando refletir sobre demandas perversas na adoção, considerando as relações entre sujeito e Outro. Palavras-chave: Desejo de filho, filiação adotiva, linguagem, perversão *1 Trabalho apresentado como simpósio no Colóquio Internacional sobre Metapsicologia da Perversão.
Usos Sociais da Perversão, realizado na Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, no período de 26 a 28 de agosto de 2013....





Documentos relacionados