A errância: para além de um sintoma patológico Reportar como inadecuado




A errância: para além de um sintoma patológico - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Angélica Bastos ;Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2016, 19 3

Autor: Ana Claudia Soares

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Soares, Ana Claudia; Bastos, Angélica A errância: para além de um sintoma patológico Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
19, núm.
3, septiembre, 2016, pp.
452-464 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233049451006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto R E V I S T A LATINOAMERICANA DE P S I C O P A T O L O G I A F U N D A M E N T A L Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, 19(3), 452-464, set.2016 http:--dx.doi.org-10.1590-1415-4714.2016v19n3p452.6 A errância: para além de um sintoma patológico Ana Claudia Soares*1 Angélica Bastos*2 452 Este artigo discute a questão da errância de forma transestrutural, como uma vicissitude presente nas diferentes estruturas clínicas, e verifica sua positividade: a possibilidade de, a partir do errar, construir-se algo novo.
Com base na conexão entre psicanálise e arte, o trabalho recorre à escrita de James Joyce para investigar a errância e analisar o percurso realizado pelo escritor, inicialmente na posição de vagabundo, errante, até com sua arte inventar um lugar para si no mundo. Palavras-chave: Psicanálise, errância, exílio, invenção *1Doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Br). *2Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Br). ARTIGOS A errância não se limita ao que podemos observar como um movimento sem destino fixo, relacionado ao nomadismo, ao errante que se põe a vagar sem rumo p...





Documentos relacionados