O trabalho do negativo e a transmissão psíquica Reportar como inadecuado




O trabalho do negativo e a transmissão psíquica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Carla Maria Pires e Albuquerque Penna ;Arquivos Brasileiros de Psicologia 2010, 62 3

Autor: Claudia Amorim Garcia

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Amorim Garcia, Claudia; Pires e Albuquerque Penna, Carla Maria O trabalho do negativo e a transmissão psíquica Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
62, núm.
3, 2010, pp.
68-79 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229017545009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS O trabalho do negativo e a transmissão psíquica The work of the negative and the psychic transmission Claudia Amorim GarciaI; Carla Maria Pires e Albuquerque PennaII I Docente.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro.
Brasil. II Doutoranda.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro.
Brasil Endereço para correspondência RESUMO Este trabalho discute inicialmente o conceito de negativo em psicanálise, a partir das contribuições de André Green, apontando tanto para seus aspectos patológicos quanto estruturantes para o processo de constituição psíquica.
A seguir discorre sobre a importância do trabalho do negativo para a investigação da transmissão psíquica transgeracional, principalmente quando conteúdos negativados e não representados são transmitidos psiquicamente através de gerações, nos moldes do objeto que não se deixa apagar, causando prejuízos consideráveis nas constituições subjetivas.
Nesses casos, presenciamos o fracasso da ação estruturante do negativo que pode se apresentar na face defensiva de pactos deneg...





Documentos relacionados