O sofrimento nas instituições e possibilidades de intervenção grupal Reportar como inadecuado




O sofrimento nas instituições e possibilidades de intervenção grupal - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Antonios Terzis ;Arquivos Brasileiros de Psicologia 2010, 62 3

Autor: Cybele Carolina Moretto

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Moretto, Cybele Carolina; Terzis, Antonios O sofrimento nas instituições e possibilidades de intervenção grupal Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
62, núm.
3, 2010, pp.
42-47 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229017545006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS O sofrimento nas instituições e possibilidades de intervenção grupal The suffering in institutions and possibilities of group intervention Cybele Carolina MorettoI; Antonios TerzisII I Doutoranda.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).
Campinas.
São Paulo.
Brasil. II Docente.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).
Campinas.
São Paulo.
Brasil. Endereço para correspondência RESUMO Este trabalho apresenta algumas concepções psicanalíticas sobre as relações grupais estabelecidas no contexto das instituições e pretende contribuir para uma compreensão mais aprofundada destas, de forma a instrumentalizar os trabalhos desenvolvidos nessa área.
O estudo está baseado no pressuposto de que a instituição, ainda que seja um campo heterogêneo ao da psicanálise tradicional, constitui-se um dispositivo capaz de manifestar os efeitos do inconsciente, tornando possível um trabalho de orientação psicanalítica.
O estudo parte da atuação profissional dos autores, além de trazer um recorte, ao final, de uma pesquisa de mestrado tratando do tema dos grupos nas instituições. Palavras-chave: psicanálise, gr...





Documentos relacionados