A marca do desejo parental Reportar como inadecuado




A marca do desejo parental - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Chantal Tanguy ; Laurent Ottavi ; Mariel Camas Martins ;Arquivos Brasileiros de Psicologia 2014, 66 3

Autor: David Bernard

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Bernard, David; Tanguy, Chantal; Ottavi, Laurent; Camas Martins, Mariel A marca do desejo parental Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
66, núm.
3, 2014, pp.
74-88 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229035339007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS A marca do desejo parental David BernardI Chantal TanguyII Laurent OttaviIII Mariel Camas MartinsIV A marca do desejo parental Resumo Por quais razões e por quais vias alguma coisa do desejo parental pode transmitir-se à criança, marcá-la em seu inconsciente, deixando uma impressão? Inicialmente, é devido à entrada da criança na linguagem, por ela ter consentido uma perda de gozo, que uma primeira possibilidade surge para ela.
Intérprete daquilo que se esconde por trás do discurso de seus pais, pouco a pouco se abre para a criança a via da marca do desejo parental.
Paralelamente a essa interpretação, é no aguardo e na esperança de uma resposta à questão “O que eu sou para o Outro?” que podemos reconhecer os primeiros traços da transmissão do desejo do Outro parental.
Os escritos de R.
Gary La promesse de l’aube e de P.
Quignard Le nom sur le bout de la langue nos permitem perceber que o sujeito se coloca no lugar daquilo que falta ao Outro.
É porque o sujeito consente uma separação da cadeia significante do Outro que o desejo deste Outro poderá se transmitir e se inscrever. Palavras-chave: Desejo; Marca; Outro; Significante; Voz. The impression of parental’s desire Abstract What are the reasons and the path in which som...





Documentos relacionados