Sustentando a diferença: teatro, conexões e invenção de mundos Reportar como inadecuado




Sustentando a diferença: teatro, conexões e invenção de mundos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Roberta Carvalho Romagnoli ;Arquivos Brasileiros de Psicologia 2014, 66 3

Autor: Luciana da Silva Oliveira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil da Silva Oliveira, Luciana; Carvalho Romagnoli, Roberta Sustentando a diferença: teatro, conexões e invenção de mundos Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
66, núm.
3, 2014, pp.
59-73 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229035339006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Sustentando a diferença: teatro, conexões e invenção de mundosi Luciana da Silva OliveiraI Roberta Carvalho RomagnoliII Sustentando a diferença: teatro, conexões e invenção de mundos Resumo Este estudo analisa as manifestações artístico-culturais juvenis como potencializadoras de processos de produção de subjetividade.
Seu objetivo é investigar os processos de subjetivação na atividade teatral desenvolvida na Murion Companhia de Teatro, da cidade de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha – MG.
A esquizoanálise é o marco teórico que compreende os processos de subjetivação como revoluções moleculares que deslocam a subjetividade através de forças externas ao sujeito, em processos contingentes e singulares.
A metodologia que utilizamos é a cartografia, que busca rastrear processos de produção e de reprodução da subjetividade, experimentações, encontros e conexões que se dão entre os jovens integrantes da companhia.
Os resultados revelaram o contexto de exclusão desses jovens e a importância da atividade teatral e da arte de modo geral como dispositivo privilegiado para a produção de subjetivação e de modos de existência criativos e transformadores. Palavras-chave: Processos de subjetiva...





Documentos relacionados