Uma história da psicologia em revista: retomando mira y lópez Reportar como inadecuado




Uma história da psicologia em revista: retomando mira y lópez - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Arquivos Brasileiros de Psicologia 2014, 66 3

Autor: Hildeberto Vieira Martins

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Vieira Martins, Hildeberto Uma história da psicologia em revista: retomando Mira y López Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
66, núm.
3, 2014, pp.
5-19 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229035339002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Uma história da psicologia em revista: retomando Mira y Lópezi Hildeberto Vieira MartinsI Uma história da psicologia em revista: retomando Mira y López RESUMO O artigo pretende discutir a obra de Emilio Mira y López e analisar sua importância para a história da psicologia no Brasil.
Analisar a trajetória pessoal e profissional desse autor nos auxilia na compreensão do surgimento de certas estratégias de difusão do saber e da prática em psicologia em várias décadas do século XX (1930-1960). Pretende-se, a partir de análise documental e revisão bibliográfica, discutir a atuação de Mira y López na montagem de certos meios de difusão da ciência psicológica: criação de recursos técnicos e teóricos para a atuação profissional (PMK), formação de psicotécnicos, organização do periódico Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (ABP) e fundação e direção do Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP).
O objetivo é demonstrar como essa produção está marcada pelo debate existente na época sobre o papel do especialista nos rumos da sociedade brasileira. Palavras-chave: Emilio Mira y López; Sociedade brasileira; História da psicologia. A history of Psychology in review: resuming Mira y Lopez ABSTRACT This article in...





Documentos relacionados